HINO
Pérola num vale engastada, jóia de imensa valia
Orgulhosos contemplamos a cidade crescer cada dia.
Refrão:
Salve cidade querida, povo bom trabalhador!
O gaúcho te saúda, por tua crença e labor!
Tua gente cheia de fé, da mais sadia tradição
Tornou-se modelo para todos que vivem nesta nação.
Estudantes vêm à fonte a cultura conquistar
Crianças brincam alegres, felizes em cada lar.
Loiros trigais nas encostas, parreiras e milharal
São constantes paisagens de nossa terra natal.
Nossos produtos percorrem estradas de Norte a Sul
Valorizando ainda mais o nosso Rio Grande do Sul
Pela verde paisagem, pela riqueza que encerra
Nova Araçá é a imagem d’um paraíso na terra.
Letra: Ir. Cecília Maria Mezzomo
Música: Maestro Celso de Souza Dias
Concurso realizado em Abril de 1985 pela Secretaria Municipal de Educação.
Oficializado através de Lei Municipal n° 679/90 de 14 de Maio de 1990.
BRASÃO DE NOVA ARAÇÁ

O Brasão do Município é resultante do Concurso regulamentado pela Lei Municipal nº 802/91 de 01 de julho de 1991, de autoria de Simone Soares.
O Brasão tem a forma de uma perola, colocada num pedestal e envolta com delicadeza por panos, simbolizando, assim, a forma pela qual a cidade é reconhecida pelo carinho de seu povo. Nela estão representadas as três faces de Nova Araçá: Passado, presente e futuro. Três árvores estilizadas, cuja grande ocorrência deu origem ao nome da cidade. A árvore da esquerda representa o passado. Existia uma terra fértil, porem coberta por densa vegetação nativa. Destaca-se o árduo trabalho dos primeiros colonizadores que ao cultivá-la, colheram como frutos a produção de bens e o surgimento de uma cidade. A Enxada e o sol a pino simbolizam esta fase.
A árvore central simboliza a fertilidade do solo, através da faixa de terra arada na montanha, o que reafirma o valor de perseverança de seu povo contra as adversidades da situação geográfica. Representa, também, o progresso que circula pela estrada, asfaltada, levando e trazendo seus benefícios. É a Nova Araçá de hoje, caminhando com passos firmes para o futuro, sem esquecer-se de suas raízes. A arvore da direita representa o futuro, que será construído com a mesma união já característica de seu povo, demonstrada` antes no passado e agora no presente, sem ater-se a preconceitos de quaisquer espécies, aqui representado pela união das mãos branca e preta no cultivo de uma mesma árvore viçosa. As cores representam: Amarelo representa alegria, receptividade` do povo; a cor branca representa paz e tranquilidade; a cor verde representa a densa vegetação; o preto representa o contraste, despreconceito e a cor marrom a terra, fertilidade.