Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

Com o processo de Imigração Europeia no Estado do Rio Grande do Sul, as terras cobertas por densas florestas e situadas em meio a morros e serras, passaram a ser vendidas para os imigrantes iniciarem o processo de colonização deste território. Portanto, foi no início no século XX que se deu o processo de colonização da área do atual município de Nova Araçá, principalmente por imigrantes de origem italiana. 

Levando em consideração que, as primeiras denominações dos lugares ou localidades tinham origem no sentido geográfico do local, tendo por base, principalmente os rio ou cursos de água e a área de Nova Araçá ser banhada por afluentes do Rio Carreiro e Rio da Prata, as primeiras denominações destes territórios, ainda antes do processo de colonização, foram “Serra do Carreiro” e “Serra do Prata”. 

Contudo, com o processo de colonização e com a forte influência dos aspectos religiosos trazidos pelos imigrantes, as denominações das localidades passaram a possuir nomenclatura de santos e aspetos da religiosidade. São Jacob do Araçá foi a denominação mais antiga registrada que exemplifica estes termos, encontrada em registros de falecimentos do ano de 1913. Entretanto, como a sede do núcleo colonial era formada basicamente por imigrantes italianos, a capela era denominada San Giacomo e não São Jacob. 

A denominação “Araçá”, segundo relatos, tem origem da árvore Araçá (nome científico Psidium cattleyanum var. purpureum), planta que crescia à beira do arroio que passava pela localidade e servia como abrigo e ponto de encontro.

Os imigrantes que chegaram a este território eram provenientes das chamadas “Colônias Velhas”, que compreendiam os atuais municípios de Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Farroupilha, Veranópolis, dentre outros. 

Em 1901 foi criado o Núcleo Colonial Araçá, localizado no 3º Distrito de Lagoa Vermelha. Entretanto, em 1932, a região foi anexada ao município do Prata, tornando-se assim seu 4º Distrito e em 1938 é elevado à categoria de cidade a Vila de Prata e à categoria de Vila o Distrito de Araçá. Em 1945 a localidade passa a ser denominada Nova Araçá.

 Alguns anos mais tarde, em 1962, surge em Nova Bassano (cidade vizinha) um movimento emancipacionista, destinado a criar um novo município abrangendo Nova Bassano, Nova Araçá e Paraí. Contudo, após inúmeras reuniões e discussões, definiu-se que Nova Araçá buscaria sua própria autonomia de maneira independente. Desta maneira. em 1964, através da Lei 4.884, foi criado o Município de Nova Araçá e em 12 de abril de 1965, o Senhor Lucídio Bernardes Todeschini assume a prefeitura do Município recém instaurado. 

Foi com a chegada dos imigrantes no atual território que se deram os primeiros passos para o desenvolvimento econômico do que se compreende ser Nova Araçá. A indústria frigorífica tem um significativo destaque para com todo este processo histórico. Foi em 1926 que Luiz e Isaias Zucchetti fundaram na Comunidade Santa Catarina (o que hoje corresponde a Comunidade Vila Zucchetti) o “Frigorífico Zucchetti”. Indústria que se dedicava, inicialmente, ao abate de suínos, sendo sua primeira denominação “Fábrica Santa Catarina”. 

Muitos moradores foram empregados pela indústria, que, com o passar do tempo foi se desenvolvendo cada vez mais. Assim como ao longo da história deste município, até o presente momento esta é a grande responsável pelo fluxo migratório que existe em Nova Araçá. Pessoas de todas as regiões do Estado, país e mundo encontram em Nova Araçá melhores condições de trabalho e vida. 

O fluxo migratório decorrente da procura por melhores condições de vida, faz de Nova Araçá, não apenas um município que traz consigo aspectos culturais oriundos da colonização italiana, mas carrega em si aspectos de diversas culturas tanto nacionais como internacionais.

Conteúdo Rodapé