Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

ASCAR EMATER

A EMATER/RS assume junto à agricultura gaúcha a missão de promover o Desenvolvimento Rural Sustentável por meio de ações de assistência técnica e extensão rural, cujo objetivo final visa o fortalecimento da agricultura familiar e suas organizações, de forma a dar condições para o pleno exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida da população assistida. Fone 3275.1135.

Câmara da Indústria e Comércio de Nova Araçá

A CIC - Câmara da Indústria e Comércio de Nova Araçá é uma associação designada para congregar as pessoas jurídicas que exercem atividades empresariais; defender os interesses da classe em geral e dos seus associados em particular; promover o aprimoramento e o desenvolvimento de técnicas empresariais; manter intercâmbio e realizar convênios com entidades que lhes são afins, empresas privadas e institutos educacionais e tecnológicos; orientar seus associados em questões técnicas, administrativas e jurídicas; incorporar entidades e associações que venham somar junto a essa entidade, respeitando o presente estatuto; promover intercâmbio comercial através de exposições ou feiras com o apoio do poder público.A CIC possui atualmente 40 associados, sendo estes dos setores de comércio, indústria e prestação de serviços. Todo associado da CIC pode adquirir o SPC – Sistema de Proteção ao Crédito, sendo que poderá realizar consultas propiciando assim maior proteção para seu comércio. Além disso, realizamos atestados médicos, em parceria com a PROMED de Veranópolis, proporcionando as empresas e ao comércio maior facilidade com a regularização de seus funcionários. A CIC está localizada na Rua Alexandre Gazzoni, 200, no Prédio em anexo a Prefeitura Municipal – 2º andar juntamente com a Secretaria de Indústria, Comércio Desporto e Turismo. Presidente: Pedro Sotilli, Vice-Presidente: Janete Tappero, Diretores de Área: (Indústria, Comércio e Serviços): Jonas Zucchetti, Jader Ferrari e Clair Ferri. Tesoureiros: Janete Tappero e Neuza Mortari. Secretária: Andreza Primieri Conselho Fiscal: Silvana Damini, Leila Lorenzzetti, Ismael José Coloritti, Dirceu Zanella e Norberto Matiello. Fone 99708-9984.

Clube de Mães Entre Amigas

O Clube de Mães Entre Amigas da Vila Zucchetti, Nova Araçá, foi fundado em outubro de 1980. A entidade vem construindo ao longo desse tempo todo um trabalho de doação, através da valorização, da solidariedade e de serviços comunitários que se sustentam por laços de companheirismo e amizade. Hoje, a entidade é composta por uma diretoria e mais nove grupos de trabalho, totalizando um número de 64 sócias, que colaboram na promoção de eventos municipais, como por exemplo, a tradicional Festa Italiana que conta com o apoio da Administração Pública Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura. Neste ano de 2010, o Clube de Mães Entre Amigas comemorou o Trigésimo Aniversário, participando de um jantar festivo no Restaurante Tutti Noi, com a presença do Prefeito Municipal, Senhor Aícaro Umberto Ferrari, a Primeira-Dama, o Grupo de Canto, Cantare Per Vívere, que juntamente com o Clube de Mães divulgam a Cultura Italiana.  O Clube de Mães confia na boa vontade e na força de crescer. Grupo de Canto Cantare Per Vívere: Cantare Per Vívere é um grupo de canto formado por mães que compõem o Clube de Mães Entre Amigas da Vila Zucchetti, nesta cidade. O grupo leva na sua identidade a cultura italiana, e juntamente com seu regente Naviglio e o gaiteiro Joel, deixam um pouco desta em todos os lugares em que se apresentam. Cantare Per Vívere conta com a participação de 20 mulheres, tendo entre elas uma Presidente e Vice-Presidente, responsáveis pela organização do grupo e de todos os eventos que realizam e participam. O Grupo fez-se presente na participação do CD “Salve Cidade Querida” em parceria com o Município de Nova Araçá, com os cantos: “I Primi Italiani in Mérica”, “Quatro Cavai Che Trottano” e “Andando Spasso”. Além desta participação, com a colaboração de voluntários, gravou um 2º CD que ganhou o título “Ce La Vedese”, constituído este de 12 músicas italianas.

Clube de Mães Sempre Unidas

No dia 30 de outubro de 1980 foi realizada uma reunião com as Senhoras da sede do Município de Nova Araçá na Escola Mater Amabilis, com a finalidade de formar um Clube de Mães. Partindo desta iniciativa nasceu o Clube de Mães Sempre Unidas, com aproximadamente 50 participantes na época, tendo apoio do Vigário, Padre Luiz Benini e de toda a comunidade. Em 13 de janeiro de 1981 foi composta a primeira diretoria. Em dezembro de 1981 foi elaborado e aprovado o Estatuto, sendo assim, a entidade iniciava as suas atividades, as quais tiveram continuidade até os dias de hoje como a realização de eventos, participação nas comemorações do município e da Igreja, serviços de ação comunitária e muita dedicação. Em 2009 o Estatuto foi refeito, atualizado e registrado em cartório. Atualmente o Clube de Mães é constituído por 30 sócias. Atualmente promove o Filó Italiano em parceria com o município de nova araçá, resgatando os costumes da tradição italiana, trazendo presente aqueles momentos agradáveis de muita amizade e companheirismo em que as famílias se reúnem para conversar, jogar carta, beber um bom vinho e degustar uma boa comida italiana. Há outras comemorações realizadas somente com as mães e seus familiares como a entrega de faixa para a mãe do ano e a mãe destaque e almoço em homenagem aos pais. O Clube de Mães realiza passeios e viagens, os quais proporcionam momentos de diversão, lazer  e cultura. 

Coral Vozes do Araçá

O Coral Vozes do Araçá foi fundado em 24 de abril de 1990 e tem o apoio do Município de Nova Araçá. O grupo é formado por 21 componentes e é regido pelo Maestro Marcos Júlio Flores, formado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Coral se apresenta em Encontros de Corais, missas e apresentações culturais. Tem em seu repertório músicas Sacras, Italianas e Populares. O Objetivo do Coral é valorizar o canto com suas diferentes vozes e alegrar o público com seu repertório. No dia 24 de abril, o Coral Vozes do Araçá completou 20 anos de existência em nossa cidade. O Grupo além de encantar a todos por onde se apresentam, vem através de cantos sacros, folclóricos e italianos, valorizar a cultura e trazer animação entre os munícipes. Além da inovação dos cantos, podemos destacar os jovens integrantes do grupo Coral Vozes do Araçá. Consolidado como coro, hoje o Poder Público Municipal dedicou uma homenagem, parabenizando todo o Grupo, composto por:
Maestro: Marcos Julho Flores, Presidente: Nilva Veroneze Zucchetti, Secretária: Neivo Richetti, Tesoureira: Lorena Frasson, Demais Integrantes do Grupo: Artenilo, Pedro, Neivo, Nilva, Suelen, Odete, Melvile, Zita, Clarite, Neiva, Lorena, Talita, Clélia, Rosane, Cátia, Diêgo, Marcelo, Natália, Virgínia, Verônica e Talia.

CTG Tronco do Araçá

O Centro de Tradições Gaúchas Tronco Do Araçá vinculado a 11ª. Região Tradicionalista, fundado em 16 de maio de 1994 como uma associação civil de caráter recreativo e cultural, sem fins lucrativos. Tem por objetivos precípuos zelar pela tradição, história e cultura do Rio Grande do Sul em suas mais puras e autênticas manifestações, fomentar e incentivar a criação de núcleos tradicionalistas, preservar os valores do patriotismo, da vida familiar, da solidariedade, da retidão moral e do amor a terra. Possui em seu quadro aproximadamente 150 associados, dentre eles 30 Peões e Prendas que compõem o Departamento Campeiro, 25 crianças e adolescentes compondo os Departamento Artístico e Cultural, os quais participam  de eventos  estaduais, regionais e municipais, representando com orgulho o nome da Entidade e  do Município de Nova Araçá  em todas as querências. Fone Patrão CTG Tronco do Araçá 99904-4554.

Rádio Studio FM

Em abril de 2005, 4 amigos reuniram-se com a idéia de montarem uma Associação de Rádio Difusão Comunitária, vendo que Nova Araçá tinha o canal disponível. Em setembro do mesmo ano iniciaram os trabalhos de Rádio Difusão exercendo as atividades até agosto de 2006. Cumprindo uma ordem do Ministério das Comunicações as atividades foram encerradas para total regularização do processo. Retornando suas atividades no dia 04 de Julho de 2009 com a presença de autoridades e lideranças locais onde todos manifestaram seu maior apoio a essa iniciativa. A rádio fica 24 horas no ar com a programação variada e diversificada prestando serviço de informação a toda comunidade de Nova Araçá. Também conta com a participação do ouvinte pelo telefone 3275-1678. A Rádio Studio FM, Entidade de Comunicação Social Araçaense opera na freqüência 105.9 MHZ e atualmente são dirigidos  pelos sócios fundadores: Edson Luiz Tonet, Élio Junior Frasson, Fernando Boito, Edivaldo Luís Tappero. Em breve estará no ar o site www.radiostudio.fm.br com programação ao vivo da Studio FM para o mundo. Fone 3275-1678

Sindicato dos Trabalhadores Rurais

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Araçá, fundado em 22 de junho de 1966, é filiado à FETAG-RS e à CONTAG, tem sua sede localizada na Rua Alexandre Gazzoni, 446, no Município de Nova Araçá - RS, sendo o primeiro Presidente o Sr. Lídio Ampese exercendo o mandato por três anos, onde os primeiros dez anos atendia-se numa sala alugada, foram anos difíceis. Somente no ano de 1976 adquiriu-se a sede própria e no ano de 1980 houve o ingresso na Regional Sindical de Caxias do Sul – RS. Naqueles anos, as principais bandeiras de lutas foram a assistência hospitalar, bolsas de estudos para os filhos de agricultores e o preço dos suínos. Após o ingresso na Regional Sindical os trabalhos, os serviços e as lutas do movimento passaram a ser organizadas não mais no âmbito municipal, mas sim a nível de região, conquistou-se assim força “sito os manifestos realizados em Nova Bassano e Nova Prata – RS em períodos de seca” e as lutas da previdência. E através da organização cresceu-se nos serviços oferecidos aos agricultores entre eles: resumos, inscrição e exclusão de talões de produtor, variados tipos de contratos, cadastramento de imóveis rurais no INCRA e emissão de segundas vias, todos os serviços referente ao ITR, participação no programa troca-troca de sementes de milhos e forrageiras, programa pomar doméstico com venda de mudas frutíferas, serviço médico, odontológico e ortodôntico, convênio com assessoria jurídica, serviços referentes ao INSS (auxílios doença, auxílios maternidade, aposentadorias), Carta de Aptidão ao Pronaf, cadastros de armas, cadastros vitícolas, programa minha casa, minha vida, convênio com a Unimed Vale das Antas, cobranças de contas com a Cooperativa Sicredi, participação nos conselhos municipais e carteirinhas de viagens para aposentados. E também está inserido em todas as lutas em defesa do agricultor familiar dentro do sistema sindical CONTAG, FETAG, Regional e STR. Fone 3275-1255.

UNA

Associação dos Universitários de Nova Araçá.

Conteúdo Rodapé