06-05-22

Atenção redobrada com o mosquito Aedes aegypti em Nova Araçá

A comunidade deve ter atenção redobrada com o mosquito Aedes aegypti em Nova Araçá. O município foi considerado de risco médio para transmissão das doenças transmitidas pelo mosquito e também foi classificado como infestado.
Os resultados foram obtidos através do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) e do 2º Ciclo LI + T - Levantamento de Índices e Tratamento Focal, realizados no mês de abril pelas Agentes Comunitárias de Saúde e a Agente de Combate à Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.
Foram fiscalizados 236 imóveis. Das 8 coletas realizadas todas tiveram resultado positivo para o mosquito Aedes aegypti. Durante o 2º Ciclo Li + T foram realizadas 18 coletas, sendo que 16 tiveram resultado positivo para o mosquito, classificando o município como infestado.
O Aedes aegypti é o transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Os sintomas da Dengue são: febre, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo e manchas pelo corpo.

ORIENTAÇÕES A COMUNIDADE:
Não deixe água parada;
Limpe quintais e terrenos;
Tele e trate caixas e tambores d’água;

Fotos Divulgação