02-05-17

Município de Nova Araçá se mobiliza sobre o risco dos jogos cibernéticos

O Município de Nova Araçá, preocupado com a repercussão a nível nacional dos desafios autodestrutivos recentes e fenômenos de suicídio em crianças e adolescentes, se reuniu nesta sexta-feira para discutir e articular ações de mobilização e prevenção com crianças e adolescentes. Participaram da reunião as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação e Cultura juntamente com o Conselho Tutelar. No decorrer da próxima semana as atividades relacionadas a este importante tema serão desenvolvidas nas escolas e comunidade em geral.

É necessário buscar um olhar diferenciado sobre os adolescentes, pelas características críticas dessa fase do desenvolvimento, onde buscam situações em que possam testar seus limites, tornando-se, assim, um grupo de maior vulnerabilidade. Os jogos cibernéticos, propõe desafios aos participantes e sugere o suicídio como última etapa. Muitos jovens aparecem com sinais de automutilação e ingestão de medicamentos. Durante o “jogo”, os relatos dos participantes indicam que eles são orientados por mensagens em redes sociais com tarefas a serem cumpridas.

No Rio Grande do Sul, os dados de lesão autoprovocada, embora subestimados, mostram a ocorrência de 848 casos, entre 9 e 19 anos de idade, no ano de 2016. No Município de Nova Araçá em 2017 há relatos de casos, em fase de análise e apuração, de adolescentes que supostamente aderiram ao jogo e por isso necessitam atenção redobrada da comunidade, principalmente dos pais, educadores e profissionais de saúde aos sinais de alerta.

Alerta-se para a importância da observação dos seguintes sinais:

Isolamento social (afastar-se dos familiares, amigos…);

Comportamento autodestrutivo (lesões autoprovocadas, exposição a situação de risco, uso de drogas);

Falas sobre morte e suicídio, mesmo que indiretamente, como vontade de “sumir”, “desaparecer”, “ir embora”.

Manifestação de tristeza e de desejo de morte, verbal ou escrita;

Irritabilidade e crises de raiva;

Histórico de suicídio na família;

Tentativa de suicídio prévia;

Perda de interesse em atividades que costumava fazer;

Perda de interesse nas pessoas;

Mudança dos hábitos de sono (insônia ou aumento das horas dormindo)

Mudança nos hábitos alimentares (perda ao aumento do apetite);

Piora no desempenho escolar.

Recusa de ir à escola;

Mudança de comportamento em geral;

Em pessoas que vem com quadro depressivo, melhora repentina (podem simular melhora para conseguir executar o ato suicida);

Diagnostico prévio de doença mental;

Exposição a violência;

Situações de bullying;

Abuso sexual prévio ou recente;

Postagens de baixa autoestima nas redes sociais;

Interesse anormal por filmes de terror, passando horas assistindo;

Participação de desafios autodestrutivos, entre os quais o "Jogo da Baleia Azul", e/ou a série “13 Reasons Why” que tem causado grande mobilização;

Os jovens devem ser orientados a não iniciar desses jogos, visto que o aceite e a participação pode levar a consequências irreversíveis e até fatais. Caso já estejam participando e sendo ameaçados, devem ser orientados a buscar ajuda para serem protegidos.

Os pontos de referência da Rede de Atenção do Município de Nova Araçá para auxilio e orientação são:

- Unidade Básica de Saúde – Centro Municipal de Saúde Jaime Henry Zucchetti: 54-32751200//32751157//996292653;

- Centro de Referência de Assistência Social – CRAS: 54 -32751038// 54-996292581.

- Conselho Tutelar: 54 -991058901.

- Polícia Civil: 54 – 32751133.