19-01-21

Comissão Especial do Câncer Infantil e Adolescente


Foi em uma solenidade realizada no dia 3 de outubro de 2019 que foi instada a Comissão Especial do Câncer Infantil e Adolescente no RS, presidida pelo deputado estadual Dr. Thiago Duarte. O objetivo principal da Comissão é apontar formas de racionalizar e especializar o atendimento em oncologia infantil, além de organizar reuniões, audiências públicas e visitas técnicas aos centros de referências no tratamento do câncer infantil no Rio Grande do Sul e também em outros Estados.

Além do Dr. Thiago Duarte, integram a comissão especial as deputadas Silvana Covatti, Zilá Breitenbach e Franciane Bayer, e os deputados, Fernando Marroni, Valdecir Oliveira, Gabriel Souza, Fábio Branco, Elizandro Sabino, Tenente-coronel Zucco e Gaúcho da Geral.

A Assembleia Legislativa organizou uma cartilha direcionada à importância do diagnóstico precoce do Câncer Infantil e Adolescente. A cartilha apresenta os primeiros sinais de possibilidades de câncer infantil.
São estes os sinais:
- Palidez
- Hematomas
- Sangramentos
- Dor óssea
- Caroço ou inchaço (indolores e sem febre)
- Perda de peso inexplicável
- Febre
- Tose persistente ou falta de ar
- Suor Noturno
- Inchaço abdominal
- Fadiga
- Tontura
- Perda de equilíbrio
- Perda do apetite
- Alterações oculares
- Dores em membros ou dores ósseas
- Inchaço sem trauma ou sinais de infecção nos membros
- Dores de cabeça incomuns, persistentes ou graves
- Náuseas e vômitos
- Indisposição persistente
- Mudanças no comportamento, como isolamento
- Depressão

SE ESTES SINTOMAS ESTIVEREM PRESENTES, PROCURE UMA
AVALIAÇÃO MÉDICA!

Dr. Thiago Duarte enfatiza que o diagnóstico precoce é determinante para o sucesso do tratamento na oncologia infantil, dias e semanas fazem muita diferença no caso do câncer infantil.

 

Galeria de Imagens