27-12-19

Referencial Curricular do Município de Nova Araçá é aprovado

No dia 21/11, membros do Conselho Municipal de Educação – CME se reuniram na sala da Secretaria Municipal de Educação e Cultura para uma reunião plenária com vistas a realizar a aprovação do Referencial Curricular Municipal de Nova Araçá. O processo de aprovação teve início quando a Secretaria Municipal de Educação e Cultura encaminhou para apreciação dos conselheiros municipais de educação um exemplar do Referencial Curricular.

Sobre a importância e relevância do RCM: Este novo documento norteará o trabalho pedagógico de todas as escolas de Nova Araçá nas etapas de educação infantil e ensino fundamental, a partir de um currículo que contemple as características e especificidades do território, sendo elaborado sob vertentes da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular Gaúcho.

A Secretária de Educação e Cultura Luciane Zucchetti Ferrari, por ocasião da reunião do CME, enfatizou que o referencial foi construído durante todo o ano de 2019 de forma colaborativa,  contando com diversas contribuições locais, envolvendo a participação ativa de todas as profissionais de educação do Município das redes estadual, municipal e particular, durante os momentos de formação continuada, atendendo todas as prerrogativas legais e finaliza dizendo que este documento será uma peça essencial para o aprimoramento da educação araçaense como um todo.

A formalização da aprovação do RCM se deu através do PARECER CME/NA Nº 01/2019 -  o qual manifestou-se pela aprovação do Referencial Curricular Municipal de Nova Araçá - Aprovado, por unanimidade, pela plenária.