12-12-18

Nova Araçá cumpre a meta do Plano de Educação e fica em 2º lugar no estado no atendimento a Educação Infantil

Apesar de ser uma obrigação, somente um terço das cidades gaúchas colocou todas as crianças de quatro a cinco anos na pré-escola, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE). De todos os 497 municípios gaúchos, apenas 160 (32,2%) universalizaram o acesso à pré-escola, dentre eles o Município de Nova Araçá. O levantamento realizado pelo TCE ainda relevou ainda que 137% das crianças araçaenses de 0 a 5 anos, estão frequentando a escola, a excelente classificação rendeu a segunda colocação a nível estadual.

Com uma visão de futuro, o município já prevendo um expressivo aumento de vagas para os próximos anos, já vem negociando a aquisição de uma considerável área de terra para expansão da infraestrutura da principal escola de educação infantil, localizada no centro do município. “Muitos esforços vêm sendo feitos para que se consiga manter este padrão e a excelência no atendimento, o bom uso dos recursos públicos também é um fator determinante para que se consiga atender as múltiplas necessidades da área da educação” comenta o Prefeito Municipal Pedro Sotili. A Secretária de Educação e Cultura Luciane Zucchetti Ferrari também atribui o excelente desempenho aos investimentos que vem sendo dispendidos para a área da educação, ainda a secretária ressalta o comprometimento das profissionais da educação que atuam no município, sendo como de suma importância para a obtenção deste resultado, destacando a importância de continuar expandindo as vagas para seguir suprindo as demandas existentes.

Entenda: O Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 2014 definiu metas para o Brasil inteiro na área da educação. A meta 1 define que 100% das crianças entre quatro e cinco anos deveriam estar na pré-escola até 2016 (portanto, está dois anos atrasada) e 50% das crianças entre zero e três anos precisam estar matriculadas em creches até 2024.

Fonte: