15-05-18

Dia D da Vacinação contra Influenza aconteceu no último sábado

A campanha teve início no dia 23 de abril e acontecerá até 1º de junho de 2018. As vacinas estão sendo realizadas junto ao Centro Municipal de Saúde Jaime Henry Zucchetti. No último dia 12 de maio aconteceu o “Dia D” de vacinação contra a gripe. As vacinas estão disponíveis para as pessoas em grupo prioritário, este ano é trivalente e imuniza contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Desde o início da campanha em Nova Araçá, no dia 23 de abril, até a última segunda-feira(14), pessoas dos grupos prioritários já foram imunizadas contra a doença, o equivalente a 70,03% da meta de pessoas a serem vacinadas.

A Secretaria Municipal da Saúde junto a equipe da Vigilância Epidemiológica e Estratégia Saúde da Família articulou-se para que todas as comunidades do interior fossem vacinadas, articulou-se também para viabilizara vacinação aos usuários acamados ou com dificuldade de locomoção realizando vacinação nos domicílios.

Para realizar a vacinação e necessário pertencer aos grupos prioritários abaixo elencados, estar munido de cartão de vacinação, documento de identificação e cartão SUS, para os portadores de doenças crônicas é necessário comparecer também com a carteirinha de retirada de medicação.

Os grupos prioritários para receber a vacina são:

• Crianças de seis meses à menores de cinco anos;
  • Indígenas a partir de seis meses de idade;
  • Gestantes de qualquer idade gestacional;
  • Puérperas, até 45º dia após o parto;
  • Trabalhadores da Saúde;
  • População de 60 anos e mais;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Professores da rede pública e privada.