27-03-18

NOVA ARAÇÁ É DESTAQUE NO IDESE MAIS UMA VEZ!


A Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou nesta quarta-feira (21/03), dados do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do RS. Os números referem-se ao ano de 2015, onde o Estado teve uma queda de 0,8%.

Na classificação por municípios, o primeiro colocado continua sendo o Município de Carlos Barbosa (0,879 em 2015), do Corede Serra. Na segunda posição, o município de Água Santa, localizado no Corede Nordeste, obteve índice de 0,873. Em seguida na classificação, Nova Araçá, apresentou índice de 0,865.

Para o estatístico Rafael Bernardini, não há grandes surpresas nesses resultados, uma vez que a classificação segue padrão já conhecido acerca do desenvolvimento no RS. “Os municípios das áreas de colonização em pequenas propriedades, localizados, em sua maioria, no norte e no nordeste do Estado, apresentam indicadores mais altos de desenvolvimento”, explica.

A avaliação do Idese é composto por 12 indicadores, divididos em três blocos: Educação, Renda e Saúde.

Nosso município teve maior destaque na área da Saúde. Em 2015, a primeira colocação no Bloco Saúde coube ao Município de Nova Roma do Sul (0,924). Em seguida, estão os Municípios de Nova Araçá (0,916) e de Santo Expedito do Sul (0,915). Os dois primeiros municípios estão localizados no Corede Serra, enquanto o terceiro situa-se no Corede Nordeste

Fonte: Fundação de Economia e Estatística do RS.

Galeria de Imagens