24-10-17

Programa Saúde na Escola - Avaliação Ocular

O Município de Nova Araçá, através da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciou no dia 16 o mutirão de Avaliação de Acuidade Visual para alunos, professores e servidores das escolas municipais, estadual e particular do município.
A ação integra o calendário de atividades do Programa Saúde na Escola, programa este destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos estudantes matriculados na pré-escola e nas series iniciais, mas tendo em vista a importância da ação este ano o município ampliou a faixa de alunos contemplados estendendo a atividade até alunos do ensino médio.
Os atendimentos estão acontecendo nas dependências de cada escola, cada aluno que realizar o teste de acuidade visual e for constatada a necessidade de uma melhor avaliação o Município estará disponibilizando gratuitamente a consulta médica com profissional oftalmologista.
Até o momento já foram realizadas 530 avaliações (alunos, professores e servidores) e destas 118 irão necessitar de avaliação com profissional oftalmologista. Os casos que apresentarem algum quadro oftalmológico mais grave serão encaminhados para acompanhamento ambulatorial em unidades de referência da rede SUS (Sistema Único de Saúde).
Conforme a Secretária Municipal de Saúde Claudia Regina Daniel "O mutirão é fundamental para detectar e corrigir problemas oftalmológicos que podem influir negativamente no desempenho educacional dos estudantes".
A experiência vivenciada até o momento no período de avaliação, foi de grande importância, uma vez que a educação e socialização das crianças estão inseridas e interligadas junto às ações de promoção de saúde, juntos Secretaria Municipal de Saúde e Educação assumem um papel decisivo na prevenção e detecção precoce de deficiências oculares de toda rede escolar.
Os resultados obtidos na atividade de avaliação, nos fazem afirmar a importância de campanhas para detecção e prevenção permanentes.