13-09-17

CTG Tronco do Araçá: 23 anos de História

Neste ano a entidade foi homenageada a nível municipal na Semana da Pátria tendo como tema os seus 23 anos de atuação, conheça mais sobre a história do CTG Tronco do Araçá.

Através de um crescente desejo da comunidade araçaense por um espaço ou organização que difundisse e cultuasse a tradição, a história e a cultura sul rio-grandense, no dia 16 de maio de 1994, surgiu o Centro de Tradições Gaúchas Tronco do Araçá. A entidade representa Nova Araçá com participação em eventos tradicionalistas. Destaca-se com premiações campeiras, artísticas e culturais. Promove a inclusão e a fraternidade entre os seus participantes sempre mantendo viva a cultura e o amor pelas tradições. Nesses 23 anos de história junto à comunidade araçaense vários patrões se destacaram como integrantes da entidade, cada patrão representa um grupo de pessoas e deu o seu melhor para que essa entidade seja o que é hoje. Cada patrão, capataz artístico, capaz campeiro, dançarinos e laçadores tiveram suas ideias, suas opiniões fazendo sempre com que esta entidade continuasse rumo ao tradicionalismo, em busca de melhores resultados. São eles: Ademar Gabana, Everson Marca, Nelci Stuani, Sextilho Lazarotto, Ofilia Marca, Ismar Dall Agnol, Paulo Roberto Pissaia, Renato Frasson, Cleiton Casagrande, Claudio Scartazini, Marciano Panisson e atualmente José Viecili.

O CTG Tronco do Araçá faz parte da 11ª Região Tradicionalista e atualmente conta com um departamento campeiro que integra 40 laçadores e um departamento artístico através dos grupos de dança pré-mirim, mirim e juvenil, contando com aproximadamente 50 participante entre crianças e jovens.

Atividades que o CTG Tronco do Araçá desenvolve e participa: Projeto “Domingo no CTG”: Trata-se de um encontro mensal, onde é promovido um almoço com interação entre os participantes; Participação no “Entardecer Cultural” promovido pela EMEI Favinho de Mel II onde é oportunizado aos alunos da pré-escola aprender mais sobre a cultura e as tradições gaúchas; Participação com Espaço Cultural na “Semana da Cultura de Nova Araçá”: Em agosto deste ano o CTG Tronco do Araçá esteve presente difundindo aos alunos do município e público em geral sobre a história e a evolução da cultura gaúcha. Além da participação em rodeios e festas campeiras por todo o estado do Rio Grande do Sul, sempre contando com o apoio do Município de Nova Araçá.

Interessados em participar dos grupos de dança ou patronagem podem contatar com Elio Junior Frasson pelo fone 54.99900-8431.