23-08-17

Centelha do fogo simbólico chegou a Nova Araçá nesta quarta-feira

Conduzido pela escolta da Liga da Defesa Nacional, a centelha do Fogo Simbólico chegou à Nova Araçá nesta quarta-feira (23/08) às 15h e foi assistida por autoridades e alunos. O acendimento da pira no município foi realizado em frente à Prefeitura Municipal pelo Prefeito Municipal Pedro Sotili e deu início às comemorações alusivas a Semana da Pátria 2017.

Na sequência os presentes realizaram a entoação do Hino Nacional Brasileiro. Após o Sr. Paulo Pretto, Comandante do Eixo realizou a sua fala, seguido pelo Prefeito Municipal.  Para finalizar todos fizeram a audição do Hino do Rio Grande do Sul encerrando o ato solone.

No País, o tema da Semana da Pátria é em homenagem ao centenário da morte do sanitarista Osvaldo Cruz.  O tema estadual é sobre os 70 anos da chama crioula e a nível municipal este ano a Homenagem é aos 23 anos de fundação do CTG Tronco do Araçá.

Estiveram presentes: O Prefeito Municipal Pedro Sotili, o Vice-Prefeito Valdecir Lovera, Presidente da Câmara de Vereadores Mara Turmina Sangali e demais vereadores, o Presidente da Associação dos Oficias da Reserva do Exército do RS e Representante da Liga da Defesa Nacional do RS o Sr. Carlos Nobre, o Comandante do eixo do Fogo Simbólico da Pátria Sr. Paulo Pretto, o batedor da escolta soldado Tenente David Ventura, o Comandante Sargento Douglas representando a Brigada Militar, secretários, servidores, Representantes do CTG Tronco do Araçá, alunos, professores e diretoras da Escolas da rede municipal, estadual e particular.

Saiba Mais: O fogo simbólico da Pátria surgiu da ideia de um grupo de patriotas gaúchos que buscava em 1937 um símbolo que representasse o ardor patriótico do povo brasileiro e a lembrança do fogo acompanha o homem desde os seus primórdios de sua evolução, significando a união das raças e a escolha do elemento natural: O fogo. Em 1938 foi realizada pela primeira vez a corrida do fogo simbólico da Pátria e desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da nossa independência, a LIGA DA DEFESA NACIONAL realiza a cerimônia do FOGO SIMBÓLICO, como ato de abertura da Semana da Pátria, prestando um culto à Pátria e procurando manter viva no nosso povo e principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade.