SUS - Farmácia Básica - Medicamentos Disponíveis

Assistência Farmacêutica:

É o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. A Assistência Farmacêutica de Nova Araçá está inserida no fornecimento de medicamentos bem como seu correto auxílio para uso, e orientações necessárias.

Os medicamentos e insumos ofertados fazem parte da Farmácia Básica, Farmácia Especial e Especializada.

 

Farmácia Básica:

A Farmácia Básica Municipal tem uma relação de aproximadamente 200 itens, dentre eles estão os medicamentos e insumos para saúde, os quais são estabelecidos pelo Ministério da Saúde e de acordo com o perfil epidemiológico da população do município. Esta seleção também é avaliada e revisada periodicamente pela Comissão de Farmacoterapêutica do município – CFT.

 

Farmácia Especial e Especializada:

Conforme critérios estabelecidos pelo Estado e Protocolos Clínicos do Ministério da Saúde.

Link de acesso às listagens:

https://saude.rs.gov.br/medicamentos

 

Acesso aos Medicamentos:

Para retirada dos medicamentos da listagem básica é necessário apresentar receituário prescrito por profissional habilitado, e sempre portar junto Cartão Nacional de Saúde – CNS, o qual deverá estar vinculado ao Município de Nova Araçá, bem como ter cadastro ativo na Unidade de Saúde.

Quando tratar-se de medicamentos de listagem controlada pela Portaria 344/98 e Resolução 174 de 18 de setembro de 2017 atualizada, deve o paciente além de CNS portar documento de Identidade do retirante, sendo que somente será entregue a pacientes maiores de 18 anos.